Especialidades

Periodontia


foto

Periodontia é ciência que diagnostica, previne e trata as doenças da gengiva e do osso que da da sustentação dos dentes.

Por que fazer um exame periodontal?

Para se prevenir de doenças mais graves. Um exame periodontal é a forma fácil de determinar como está sua saúde bucal. No exame, uma micro sonda milimetrada é inserida entre seus dentes e a gengiva para verificar sua saúde periodontal.

Desta forma é possível diagnosticar com precisão a necessidade de um tratamento da doença periodontal, podendo assim evitar problemas futuros como a perda de dentes ou a necessidade de implantes. Este simples exame pode ajudá-lo a conservar seus dentes por toda sua vida.

Quem precisa fazer este exame?

Todas as pessoas precisam fazer o exame periodontal. Este exame é uma forma de se prevenir contra problemas mais graves como infecções e perdas dos dentes. Se você nunca fez este tipo de exame converse com seu dentista e marque já uma consulta. Prevenir é melhor do que tratar.

O que é a placa bacteriana ou biofilme?

Trata-se de uma película pegajosa e incolor(biofilme), constituída de bactérias, ácidos e açúcares, que se forma sobre os dentes. É a principal causa da gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o cálculo , (tártaro).

Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes?

Todos nós temos placa bacteriana, porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva para se desenvolver. A placa causa as cáries quando os (ácidos) que ela produz atacam os dentes. Sofrendo esses ataques repetidos, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cáries. Não sendo retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (as gengivas ficam vermelhas, incham e sangram), periodontite e perda dos dentes.

O que é o cálculo (tártaro)?

Tártaro, as vezes também chamado de cálculo, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais. Além disso, o tártaro dá à placa bacteriana um espaço maior e propício para o seu crescimento, o que pode levar a problemas mais sérios como a gengivite e a Periodontite.

O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengivas, mas também é um problema estético,pois absorve e mancha com corantes fortes, exemplo fumo, chá, café, vinho tinto etc.

Como saber se tenho cálculo (tártaro)?

Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival. Só o dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.

Av. Rio Branco, 294 - Centro - Itaberaba -Bahia - CEP: 46880-000
Tel.: (75) 3251-2244 - contato@centroceo.com.br